ELE É O MAIOR

JESUS CRISTO É O SENHOR

Fique com estes dados que abaixo deixamos e confira-os para sua edificação cristã. 

Ele, Jesus Cristo é a figura principal de toda a Bíblia Sagrada, é referido nas páginas do Novo Testamento, cerca de 2.288 vezes, através dos títulos que evidenciam sua Divindade, sacrifício e ministérios que exerceu e exerce para nossa salvação, sua perfeita humanidade, morte na cruz, soberania e sabedoria,

1.170 vezes Ele é chamado pelo seu nome JESUS, que no grego significa SALVADOR,

454 vezes é chamado SENHOR,

58 vezes, chamado MESTRE;

318 vezes, chamado CRISTO, MESSIAS, ou UNGIDO DE DEUS;

23 vezes, chamado SALVADOR;

13 vezes, chamado SACERDOTE;

118 vezes, chamado FILHO DE DEUS;

11 vezes, chamado FILHO DE DAVI;

85 vezes, FILHO DE HOMEM;

32 vezes, CORDEIRO DE DEUS;

6 vezes, chamado MEDIADOR.

(Atos 4:12) - E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
(I Timóteo 2:5) -  Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
(Colossenses 1:14) -  Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;
(João 3:16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

 

 

QUEM SOU EU?

Esta é uma interrogação que encontramos algumas vezes na Bíblia Sagrada colocada de maneiras diferentes, mas sempre com grande profundidade. Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? (Salmos 8:4)

 Isto leva-me a voltar ao princípio dos princípios - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. 27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. (Gn 1:26-27)  

 Imagem (no hebraico é tselem) indica estátuas, modelos de trabalho e significa a sombra ou o traçado de uma figura.

 Semelhança (no hebraico é demuth) indica padrões, formas, denota que essa sombra se parece mesmo com a figura.

 Uma e outra significam praticamente o mesmo. É como vulgarmente se diz de um filho – é a própria imagem do pai ou é parecidíssimo com o pai.

O homem não é divino, mas na sua humanidade reflete a natureza de Deus. Não uma semelhança física, pois que, a face de Deus não pode ser vista (Êx 33:29),

1) Porque Deus é Espírito. Não está, como nós, limitado pelo corpo físico (At 7:48; Col 1:15; I Tm 1:17; 6:16; I Rs 8:27)

(Jo 4:24) Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em  verdade.

(II Cor 3: 17-18) 17 Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há  liberdade. 18 Mas todos nós, com cara descoberta, reflectindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

2) Um espírito não tem carne, nem ossos (Lc 24:39)

1) As palavras Imagem e semelhança indicam parecença mental ou intelectual. Cmo Deus é Soberano tanto no céu como na terra, também Deus deu dotou o homem de autoridade aqui na terra.

(Gn 1: 26-28) 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra 27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou 28 E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. (Ver também Gn 2: 15, 19-20)

2) Indicam afinidade moral (Gn 1:31) 31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto.(ver Ecl 7:29; Ef 4:23-24, Col 3:10)

3) Apontam para uma semelhança social (Gn 2:18, 24) E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele. 24 Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

 (Gn 3:8-9) E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. 9 E chamou o SENHOR Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?

 4) Pode ainda apontar para uma existência eterna, Deus é eterno e o ser humano foi igualmente dotado para a viver eternamente. (Mt 25:46) E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.

As palavras Imagem e Semelhança correspondem à justiça, santidade e conhecimento da verdade. (Col. 3:10) Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

(Ef 4:21-24) se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus, 22 que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, 23 e vos renoveis no espírito do vosso sentido, 24 e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade.

Quem sou eu?

Eu sou uma pessoa, como tal, possuo inteligência e liberdade, tenho direitos e tenho deveres; qualidades que me responsabilizam pelas minhas ações diante de Deus e dos homens. Assim sendo como me comporto?

(Atos 17:24-31) - O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; (25) - Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; (26) - e de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação; (27) - Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; (28) - Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. (29) - Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens. (30) - Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; (31) - Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

(II Corintios 5:10) - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.


Contacto

José Manuel de Sousa

Urbanização das Lages, Bl A, Lt 1, r/c Dtº
3140-263 Montemor-o-Velho


966695851