(Con)tradição

 

QUEM SOU EU?

Esta é uma interrogação que encontramos algumas vezes na Bíblia Sagrada colocada de maneiras diferentes, mas sempre com grande profundidade. Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? (Salmos 8:4)

 Isto leva-me a voltar ao princípio dos princípios - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. 27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. (Gn 1:26-27)  

 Imagem (no hebraico é tselem) indica estátuas, modelos de trabalho e significa a sombra ou o traçado de uma figura.

 Semelhança (no hebraico é demuth) indica padrões, formas, denota que essa sombra se parece mesmo com a figura.

 Uma e outra significam praticamente o mesmo. É como vulgarmente se diz de um filho – é a própria imagem do pai ou é parecidíssimo com o pai.

O homem não é divino, mas na sua humanidade reflete a natureza de Deus. Não uma semelhança física, pois que, a face de Deus não pode ser vista (Êx 33:29),

1) Porque Deus é Espírito. Não está, como nós, limitado pelo corpo físico (At 7:48; Col 1:15; I Tm 1:17; 6:16; I Rs 8:27)

(Jo 4:24) Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em  verdade.

(II Cor 3: 17-18) 17 Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há  liberdade. 18 Mas todos nós, com cara descoberta, reflectindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

2) Um espírito não tem carne, nem ossos (Lc 24:39)

1) As palavras Imagem e semelhança indicam parecença mental ou intelectual. Cmo Deus é Soberano tanto no céu como na terra, também Deus deu dotou o homem de autoridade aqui na terra.

(Gn 1: 26-28) 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra 27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou 28 E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. (Ver também Gn 2: 15, 19-20)

2) Indicam afinidade moral (Gn 1:31) 31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto. (ver Ecl 7:29; Ef 4:23-24, Col 3:10)

3) Apontam para uma semelhança social (Gn 2:18, 24) E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele. 24 Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

 (Gn 3:8-9) E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. 9 E chamou o SENHOR Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?

 4) Pode ainda apontar para uma existência eterna, Deus é eterno e o ser humano foi igualmente dotado para a viver eternamente. (Mt 25:46) E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.

As palavras Imagem e Semelhança correspondem à justiça, santidade e conhecimento da verdade. (Col. 3:10) Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

(Ef 4:21-24) se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus, 22 que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, 23 e vos renoveis no espírito do vosso sentido, 24 e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade.

Quem sou eu?

Eu sou uma pessoa, como tal, possuo inteligência e liberdade, tenho direitos e tenho deveres; qualidades que me responsabilizam pelas minhas ações diante de Deus e dos homens. Assim sendo como me comporto?

(Atos 17:24-31) - O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; (25) - Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; (26) - e de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação; (27) - Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; (28) - Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. (29) - Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens. (30) - Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; (31) - Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

(II Corintios 5:10) - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.

 

 

visita papal a Espanha

 
 
  1. A PROPÓSITO DA VISITA DO PAPA A ESPANHA NO MÊS DE AGOSTO 2011

Não tenho por hábito subestimar a opinião alheia. Entendo que todas as pessoas têm direito a expressar as suas ideias livremente mesmo que estas me sejam contrárias. Por isso mesmo resolvi deixar aqui algumas linhas com relação ao assunto em epígrafe, dado que também me sinto com o direito a expor o que sei estar errado à luz da Palavra de Deus sobre o assunto, vou fazê-lo, no entanto, baseado no ensino das Santas Escrituras.

Através da TV, entram-nos casa dentro imagens de mais uma visita papal, desta feita ao país vizinho – Espanha. Até aqui tudo bem, todavia estas mesmas imagens são acompanhadas de palavras proferidas por pessoas que, em nome de Deus e da fé, continuam a embalar o meu povo com doutrinas de homens como se fossem palavras de Deus.

Citando Jesus: (Mateus 15:6-9) - E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. - Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:

- Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. - Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. (Mateus 5:37) - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.

Também o apóstolo Pedro diz: (I Pedro 4:11) - Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.

(I Pedro 3:10) - Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano.

São diversas as coisas que contrariam a Palavra de Deus, mas uma das que pretendo realçar aqui é a existência de confessionários e ainda por cima em tão elevado número – isto é uma afronta à Verdade Bíblica, em pleno século XXI os homens que se consideram líderes espirituais e representantes de Deus na terra tudo fazem para levar o povo de volta a um passado muito triste em que os confessionários eram usados como um meio de substituir a confissão a Deus e exercer um certo controlo sobre os confessos. É claro que, cada um pratica a religião que quer, não estamos contra as pessoas, a estas amamos com o amor que Deus nos deu por todos, mas não posso de deixar de, uma vez mais, denunciar o erro da confissão dos pecados a um padre.

"A confissão dos pecados segundo a Bíblia”

A ideia da confissão dos pecados a um padre não é mencionado em parte alguma da Bíblia Sagrada. Nem se encontra por todo o Novo Testamento ensino algum sobre a existência de padres/sacerdotes romanos na Nova Aliança. O Novo Testamento ensina que todos os cristãos fiéis às santas Escrituras são sacerdotes. 1 Pedro 2:5-9 diz “sacerdócio santo” e “sacerdócio real”. Apocalipse 1:5 e 5:10 descreve os cristãos como “reino e sacerdotes”. No Velho Testamento, os fiéis aproximavam-se de Deus através dos sacerdotes, (sacerdotes da Velha Aliança, que nada têm a ver com os sacerdotes católico Romanos, estes só passaram a existir cerca do ano 400 da nossa era).

Os sacerdotes no Velho Testamento ofereciam sacrifícios a Deus em favor das pessoas. Todavia isso não é mais necessário, pois que, por causa do sacrifício de Jesus Cristo, O Filho de Deus, nascido da virgem Maria, nós podemo-nos agora aproximar diretamente do trono de Deus com confiança (Hebreus 4:16).

O rasgar do véu do templo em dois quando Jesus morreu na Cruz do Calvário foi o simbolismo de que o muralha entre Deus e a humanidade havia sido destruída. A partir de então qualquer pessoa pode aproximar-se de Deus direta e pessoalmente sem o uso de um mediador humano. Porque Jesus Cristo é o nosso sumo sacerdote (Hebreus 4:14-15;10:21), e o único mediador entre nós e Deus (1 Timóteo 2:15).

Quanto à confissão dos pecados, os cristãos são ensinados em 1 João 1:9 a confessar os seus pecados a Deus de modo direto ou seja sem interpostos mediadores. Deus é fiel e justo para perdoar os nossos pecados quando a Ele os confessamos. Tiago 5:16 fala da confissão das nossas transgressões “uns aos outros”, mas isto não é o mesmo que confessar os pecados a um padre como a Igreja Católica Romana ensina, porque pecados contra um Deus santo e justo só Ele pode perdoar e o PAI faz isso por meio de Seu Filho Jesus Cristo.

Sacerdotes/líderes da igreja, não são mencionados em parte alguma no contexto de Tiago 5:16. Além disso, Tiago 5:16 não relaciona o perdão dos pecados à confissão dos pecados “uns aos outros”.

Pecados contra o homem só pelo ofendido podem ser perdoados e também é a ele que devem ser confessados, pois foi ele o lesado.

A Igreja Católica Romana baseia as suas práticas de confissão dos pecados a um padre, indicam João 20:23: “Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos.” Com base neste versículo, os católicos afirmam que Deus deu aos apóstolos a autoridade para perdoar pecados, e que esta autoridade foi passada adiante para os sucessores dos apóstolos, como, por exemplo, os bispos e padres da Igreja Católica Romana.

Primeiro: João 20:23 não menciona a confissão dos pecados.

Segundo: João 20:23 não promete, ou mesmo sugere, que a autoridade para perdoar pecados seria passada aos sucessores dos apóstolos. A promessa de Jesus foi direcionada e especificamente dirigida aos apóstolos.

Terceiro: O Novo Testamento em lugar algum menciona que os apóstolos teriam sucessores para a sua autoridade apostólica.

 Os católicos indicam ainda Mateus 16:19 e 18:18 (ligar e desligar) como evidência para a autoridade da Igreja Católica para perdoar pecados. Mas os mesmos três pontos acima se aplicam a essas Escrituras.

A noção da confissão dos pecados a um padre não é ensinada em parte alguma das Escrituras Sagradas.

Concluímos pois, que pecados contra um Deus Santo e Justo só a ELE devem ser confessados (1 João 1:9). Como crentes da Nova Aliança, não precisamos de mediadores entre nós e Deus. Podemo chegar a Deus diretamente por causa do sacrifício de Jesus por nós. 1 Timóteo 2:5: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.”

Em Mateus 1:21 lemos: - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ELE salvará o seu povo dos seus pecados.

Não pretendo, por ora, alongar-me mais sobre o assunto. Apelo pois, para a leitura da Bíblia Sagrada e que seja ELA respeitada como Palavra de Deus que é e não sejamos apenas ouvintes da mesma enganando-nos a nós mesmos. (Tiago 1:22-25) (Romanos 10:17; João 5:24; atos 4:12 etc…)

 

 


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