13-04-2013 16:00

PERDÃO DOS PECADOS

 

A PROPÓSITO DA VISITA DO PAPA A ESPANHA NO MÊS DE AGOSTO 2011

 

Não tenho por hábito subestimar a opinião alheia. Entendo que todas as pessoas têm direito a expressar as suas ideias livremente mesmo que estas me sejam contrárias. Por isso mesmo resolvi deixar aqui algumas linhas com relação ao assunto em epígrafe, dado que também me sinto com o direito a expor o que sei estar errado à luz da Palavra de Deus sobre o assunto, vou fazê-lo, no entanto, baseado no ensino das Santas Escrituras.

 

Através da TV, entram-nos casa dentro imagens de mais uma visita papal, desta feita ao país vizinho – Espanha. Até aqui tudo bem, todavia estas mesmas imagens são acompanhadas de palavras proferidas por pessoas que, em nome de Deus e da fé, continuam a embalar o meu povo com doutrinas de homens como se fossem palavras de Deus. Citando Jesus: (Mateus 15:6-9) - E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. - Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:

- Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. - Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. (Mateus 5:37) - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Também o apóstolo Pedro diz: (I Pedro 4:11) - Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém. (I Pedro 3:10) - Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano.

São diversas as coisas que contrariam a Palavra de Deus, mas uma das que pretendo realçar aqui é a existência de confessionários e ainda por cima em tão elevado número – isto é uma afronta à Verdade Bíblica, em pleno século XXI os homens que se consideram líderes espirituais e representantes de Deus na terra tudo fazem para levar o povo de volta a um passado muito triste em que os confessionários eram usados como um meio de substituir a confissão a Deus e exercer um certo controlo sobre os confessos. É claro que, cada um pratica a religião que quer, não estamos contra as pessoas, a estas amamos com o amor que Deus nos deu por todos, mas não posso deixar de, uma vez mais, denunciar o erro da confissão dos pecados a um padre.

 

"A confissão dos pecados segundo a Bíblia”


A ideia da confissão dos pecados a um padre não é mencionado em parte alguma da Bíblia Sagrada. Nem se encontra por todo o Novo Testamento ensino algum sobre a existência de padres/sacerdotes romanos na Nova Aliança. O Novo Testamento ensina que todos os cristãos fiéis às santas Escrituras são sacerdotes. 1 Pedro 2:5-9 diz “sacerdócio santo” e “sacerdócio real”. Apocalipse 1:5 e 5:10 descreve os cristãos como “reino e sacerdotes”. No Velho Testamento, os fiéis aproximavam-se de Deus através dos sacerdotes, (sacerdotes da Velha Aliança, que nada têm a ver com os sacerdotes católico Romanos, estes só passaram a existir cerca do ano 400 da nossa era). Os sacerdotes no Velho Testamento ofereciam sacrifícios a Deus em favor das pessoas. Todavia isso não é mais necessário, pois que, por causa do sacrifício de Jesus Cristo, O Filho de Deus, nascido da virgem Maria, nós podemo-nos agora aproximar diretamente do trono de Deus com confiança (Hebreus 4:16). O rasgar do véu do templo em dois  quando Jesus morreu na Cruz do Calvário foi o simbolismo de que o muralha entre Deus e a humanidade havia sido destruída. A partir de então qualquer pessoa pode aproximar-se de Deus direta e pessoalmente sem recorrer a mediadores humanos, estejam eles vivos ou mortos; porque Jesus Cristo é o nosso sumo sacerdote (Hebreus 4:14-15;10:21), e o único mediador entre nós e Deus (1 Timóteo 2:15).


Quanto à confissão de pecados, os cristãos são ensinados em 1 João 1:9 a confessar os seus pecados a Deus de modo direto ou seja sem interpostos mediadores. Deus é fiel e justo para perdoar os nossos pecados quando a Ele os confessamos. Tiago 5:16 fala da confissão das nossas transgressões “uns aos outros”, mas isto não é o mesmo que confessar os pecados a um padre como a Igreja Católica Romana ensina, porque pecados contra um Deus santo e justo só Ele pode perdoar e o PAI/DEUS, faz isso por meio de Seu Filho Jesus Cristo. Sacerdotes/líderes da igreja não são mencionados em parte alguma no contexto de Tiago 5:16. Além disso, Tiago 5:16 não relaciona o perdão dos pecados à confissão dos pecados “uns aos outros”. Pecados contra o homem só pelo ofendido podem ser perdoados e também é a ele, o ofendido, que devem ser confessados, pois foi ele o lesado.


A Igreja Católica Romana baseia as suas práticas de confissão dos pecados a um padre. Indicam João 20:23: “Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos.” Com base neste versículo, os católicos afirmam que Deus deu aos apóstolos a autoridade para perdoar pecados, e que esta autoridade foi passada adiante para os sucessores dos apóstolos, como, por exemplo, aos bispos e padres da Igreja Católica Romana. Primeiro: João 20:23 não menciona a confissão dos pecados. Segundo: João 20:23 não promete, ou mesmo sugere, que a autoridade para perdoar pecados seria passada aos sucessores dos apóstolos. A promessa de Jesus foi direcionada e especificamente dirigida aos apóstolos. Terceiro: O Novo Testamento em lugar algum menciona que os apóstolos teriam sucessores para a sua autoridade apostólica. Os católicos indicam ainda Mateus 16:19 e 18:18 (ligar e desligar) como evidência para a autoridade da Igreja Católica para perdoar pecados. Os mesmos três pontos acima se aplicam a essas Escrituras.

A noção da confissão dos pecados a um padre não é ensinada em parte alguma das Escrituras Sagradas.

Concluímos pois, que pecados contra um Deus Santo e Justo só a ELE devemos confessar (1 João 1:9). Como crentes da Nova Aliança, não precisamos de mediadores entre nós e Deus. Podemos chegar a Deus diretamente por causa do sacrifício de Jesus por nós. 1 Timóteo 2:5: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.”

(Mateus 1:21) - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ELE salvará o seu povo dos seus pecados.

 

Não pretendo, por ora, alongar-me mais sobre o assunto. Apelo pois, para a leitura da Bíblia Sagrada e que seja respeitada como Palavra de Deus que é e não sejamos apenas ouvintes da mesma. (Tiago 1:22-25) (Romanos 10:17; João 5:24; atos 4:12 etc…)

—————

Voltar


Contacto

José Manuel de Sousa

Urbanização das Lages, Bl A, Lt 1, r/c Dtº
3140-263 Montemor-o-Velho


966695851